Depois de termos comunicado no passado dia seis que o Ahoy! foi removido do Google Chrome, podemos finalmente anunciar que estamos de volta. Já é possível descarregar e instalar o Ahoy! directamente da loja da Google, sem qualquer necessidade de passos intermédios. Após várias notícias terem saído em orgãos como o Tugaleaks, Torrentfreak e Shifter, fomos finalmente contactados pela Google, que nos explicou a situação e ajudou-nos a resolver o problema o mais rápido possível. Felizmente, tudo não passou de uma falha de comunicação da gigante americana com a nossa equipa.
Apesar de termos os nossos dados de contacto actualizados, tanto no painel de programadores do Google Chrome, como no site da Revolução dos Bytes, a Google enviou-nos comunicações para um email associado a um Google Group, que é utilizado única e exclusivamente para a gestão do plugin, e que não recebe emails. Apesar das nossas tentativas de comunicar com a Google, apenas após a divulgação da situação por vários grupos de comunicação é que fomos contactados pelos canais oficiais e soubemos, finalmente, o motivo da remoção do Ahoy! da loja do Chrome: a falta de uma política de privacidade.
De acordo com a Google, foi feito um contacto sete dias antes da remoção, do qual não obtiveram resposta. O que é perfeitamente normal, visto que enviaram para um endereço que não aceita emails, em vez de enviarem para o correio electrónico definido como forma de contacto, no próprio painel desta empresa.
Após sermos contactados, a Google prontificou-se a resolver a situação assim que fosse colocada uma política de privacidade do Ahoy!, e confirmou-nos que iria rever o seu método de contacto com os programadores das extensões disponíveis na loja do Chrome.
Cinco minutos depois da publicação da política de privacidade, o Ahoy! foi novamente reactivado e está pronto para continuar a ajudar a desbloquear a internet dos Portugueses.
A todos os envolvidos na resolução desta situação, o nosso muito obrigado. Obrigado, também, a todos os fieis utilizadores do Ahoy! e as nossas desculpas por esta interrupção. Voltamos, e prometemos que é em força!