Quem Somos?

A #RevoluçãoDosBytes é um movimento de cidadãos preocupados com o futuro da Internet e da Liberdade de Expressão. Actualmente, grandes empresas e grupos relacionados com os direitos intelectuais estão a fazer um ataque cerrado à nossa Liberdade, decidindo por nós o que podemos ou não ver, julgando-nos ainda antes de cometermos um crime. Basta! A Internet tem de ser livre em Portugal!

Foi recentemente assinado um acordo em Portugal que permite que associações portuguesas, tais como a MAPiNET, bastando a estas entregar uma lista com os sites que consideram conter conteúdo inapropriado para que estes sejam bloqueados pelos provedores de Internet (ISP’s) sem qualquer ordem judicial nem intervenção de nenhum tribunal. O que não compreendemos também, é como é que organismos públicos como a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) compactuam e acatam ordens de um organismo privado e liderado por autênticos lobbies.

O Que Nos Motivou

Tudo começou em meados de Março de 2015 quando o maior site de partilha de ficheiros, ThePirateBay, foi bloqueado em Portugal. Apesar deste não alojar quaisquer ficheiros nos seus servidores foram acusados de pirataria. Sem qualquer problema em ouvir apenas um dos lados da história, foi decretado o bloqueio do site. A partir deste momento iniciou-se uma era de censura em Portugal. Foi então lançada a primeira versão do plugin, para o Google Chrome, Ahoy!.

Uns dias antes do lançamento do Netflix em Portugal, curiosamente, foram bloqueados mais 51 sites. Isto foi um sinal que a censura da informação e da Internet estava a aumentar o que levou ao lançamento do Ahoy! 2.0. Recentemente foram anunciados mais cerca de 30 sites bloqueados. Isto é um absurdo, não podemos deixar isto continuar. O tempo de agir é agora!

O Nosso Plano

“Here we make our stand!” – Temos de fazer algo pela nossa liberdade, isso é ponto assente! Não podemos deixar que nos limitem a liberdade de expressão, informação, cultura e partilha de conteúdos, conforme consagrado na Constituição da República Portuguesa nos artigos 37º e 73º, sob pretexto de combate à “pirataria”.

Estas são acções perigosas e que podem ter precedentes perigosos no futuro. Hoje são sites “piratas” mas quem nos garante que no futuro não bloquearão outros sites que se tornem incómodos?

A Solução (temporária)…

Uma vez que o bloqueio por parte dos provedores de Internet passa por impôr o bloqueio por DNS a solução passa por alteração dos mesmos ou utilização do Ahoy!.

Ahoy!

O funcionamento do Ahoy! é bastante simples. A extensão pede à API disponível a lista de todos os sites bloqueados e um proxy que esteja funcional. Assim permite que mal um site esteja bloqueado seja possível adiciona-lo em menos de um minuto. Para além disso, existe um processo no servidor que procura novas proxies e que as testa, de modo a devolver uma proxy funcional e minimamente rápida.

DBD – DNS Block Dodge

Para quem não quiser utilizar o Ahoy! pode utilizar o DBD, um pequeno script desenvolvido, pelo Tiago e pelo Rafael, para Windows e MacOS que altera, de forma automática, os DNS do computador para os DNS públicos do Google, levantando assim, também, o bloqueio imposto pelos ISP’s.