Erro 451 é o novo erro para a censura

Os códigos de estado HTTP fazem parte do núcleo do protocolo que serve as páginas web. Sem dúvida, o mais conhecido de todos é o 404, quando uma página não é encontrada. Agora, a Internet Engineering Task Force (IETF) veio anunciar a criação de mais um código de estado, o 451, que significa que a página foi retirada por questões legais..

Por questões de transparência, para além do código, a razão que levou ao bloqueio da página deve ser incluido no corpo da resposta.

Error-contenido-retirado-ley_88501264_343306_640x360
Exemplo do erro que pode ser apresentado quando um site é bloqueado.

Este novo código deverá ser utilizado não só para bloqueios por questões de direitos de autor, como filmes do YouTube que foram removidos. Sites censurados ou bloqueados pelo ISP através de DNS deverão apresentar este código.

O número 451 também não foi por acaso. Foi retirado do livro Fahrenheit 451, um romance que fala de uma realidade onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são censuradas e o pensamento critico é suprimido.

Esta é uma boa notícia uma vez que vai ser muito mais fácil identificar conteúdo que está censurado em Portugal, e facilmente arranjar maneiras de contornar esse bloqueio. O Ahoy! agradece.

Fonte: Pplware

Deixar uma resposta